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[EMULADOR] Emulador do Playstation 2 – Testado [Pcsx2 0.9.4 + Bios + Plugin]

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[EMULADOR] Emulador do Playstation 2 – Testado [Pcsx2 0.9.4 + Bios + Plugin]

Mensagem por Alex / Coordenador em Dom Mar 27, 2011 5:22 pm

Emulador do Playstation 2 – Testado [Pcsx2 0.9.4 + Bios + Plugin]




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Playstation 2, o segundo
console de videogame da Sony, foi lançado em 2000 e explodiu em sucesso
no mundo todo rapidamente. Além de trazer o nome Playstation, que há
alguns anos já era considerado o melhor videogame do mercado, esta
segunda versão não ficava atrás da primeira, e também dava um banho de
superioridade na concorrência.




PCSX2 é um emulador de
Playstation 2 que visa permitir aos fãs do videogame jogá-lo no
computador. Entretanto, para poder utilizá-lo é necessário ter em seu
computador o arquivo da firmware do videogame.


Testado por mim!
Configurações do PC Teste:
Pentium 3.0 GHZ
Mémoria: 2 GB
Video: GeForce 6500 256MB


Servidor: EasyShare / RapidShare
Desenvolvedor: PCSX2
Idioma: Inglês
Tamanho: 17 mb
Formato: .Rar



DOWNLOAD:

EASYSHARE : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


RAPIDSHARE : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


COMO CONFIGURAR:





Nesse guia eu tentarei explicar como configurar corretamente
o PCSX2 e dar algumas dicas para o funcionamento dos jogos. Siga os seguintes
passos:

1) Baixe o novo PCSX2 v0.9.2


2) Abra o arquivo e extraia seu conteúdo para uma pasta (exemplo C:\PCSX2)
3) Execute pcsx2t.exe ou pcsx2.exe que está dentro da pasta onde você extraiu
os arquivos

Índice


Configuração dos plugins

Configuração do plugin de vídeo (Graphics)



Configuração do plugin de som (Sound)



Configuração do plugin de controle (First Controller/Second Controller)



Configuração do plugin CDVD



Configuração do plugin Dev9



Configuração do plugin USB



Configuração do plugin Firewire



Configuração de BIOS



Configuração da CPU



Configuração de opções diversas


Configurando PCSX2
PCSX2 agora vem em 2 versões, a TLB e a VM (memória virtual). A versão TLB é o
pcsx2t.exe enquanto que a versão VM é o pcsx2.exe. Primeiro tente executar a
versão VM, seguindo as instruções dadas (digite o seu nome de usuário, execute
log off/on e reinicie). Se mesmo assim o programa não conseguir alocar memória,
simplesmente use a versão TLB e não se preocupe porque a diferença de
velocidade não é tão grande. É dito que a versão VM não funciona corretamente
com sistemas que não possuem Service Pack 2 instalado, ou XP Home, mas não é
limitado a estes sistemas, portanto se você quiser evitar problemas
simplesmente use a versão TLB.

Essa é a interface gráfica (GUI - Graphical User Interface) principal do PCSX2.
Aqui você pode mudar as configurações ou plugins usados pelo PCSX2 como você
pode ver. Clique em "Config=>Configure" para iniciar a
configuração do PCSX2. Você irá ver uma tela como essa (clique para aumentar):





Inicialmente você pode usar "Set Plugins Directory" e "Set Bios
Directory" para mudar o diretório a partir de onde o PCSX2 carrega seus
plugins e bios respectivamente. De forma que, se você não for usar os
diretórios padrão (/plugins and /bios) você deve usar estes botões para
alterá-los. Os botões "Configuration", "Test" e "About"
que você vê abaixo da seção de cada plugin são para configurar o plugin
selecionado, testar se o plugin selecionado funciona (de certa forma obsoleto
pois se ele aparece na lista significa que ele irá funcionar) e para checar
alguma informação sobre o plugin selecionado.





Agora vamos continuar para a configuração dos plugins propriamente dita.



Graphics (Vídeo)


Que versão de pixel shaders sua placa de vídeo suporta?
Entre neste link GPU Database para descobrir. (agradecimento a Nachbrenner)

Agora você será capaz de usar o plugin ZeroGS v0.96.0 (da seção plugins do
pcsx2), que é um novo pluguin de vídeo baseado em DirectX 9 que exige uma placa
de vídeo que suporte pixel shaders 2 para funcionar.



GSdx9 v0.9.0, outro plugin baseado em DirectX 9 desenvolvido por Gabest é
geralmente mais rápido que ZeroGS em cenas 2D mas também pode vir a ser mais
lento. Quem possui placas de vídeo que não suportam pixel shaders 2 devem usar
este plugin ao invés do ZeroGS. Ambos plugins estão inclusos em todos os
pacotes do PCSX2 v0.9.2 portanto você não terá que baixá-los separadamente.
Outros plugins como GStaris, GSmax ou GSsoft NÃO irão aparecer na lista de
plugins de vídeo visto que suas especificações estão desatualizadas e você não
deve esperar que eles tenham uma atualização em breve.



Selecione GSdx9 v0.9.0 e pressione o botão
"Configure".


Antes de tudo GSdx9 vem em 2 versões, a normal e a SSE2. Somente SE seu
processador suportar SSE2 (Pentium 4/Core Duo ou Athlon64/FX) use a versão SSE2
pois ela será mais rápida para você. Caso contrário você deve usar a versão
normal ou o plugin NÃO aparecerá na lista de opções. Ambas versões, a SSE1 e a
SSE2 estão inclusas em todos os pacotes do PCSX2 v0.9.

Atenção: GSdx9 v0.9.0 tem um bug tanto em Fixed Pipeline
quanto em Pixel Shaders
1.1 que irá causar corrupção das cores.


Se sua placa não suporta pixel shaders mais altos infelizmente você terá cores
corrompidas em seus jogos.


Resolution: Neste item você será capaz de escolher entre "Windowed"
se você quiser que GSdx9 seja executado numa janela, ou escolher a resolução e
a taxa de atualização que você quer para execução em tela cheia





Renderer: Aqui você pode escolher como os gráficos serão renderizados.



Selecionando "Direct3D", GSdx9 irá usar as capacidades Direct3D da
sua placa de vídeo, aumentando a velocidade de emulação significantemente. Além
disto a compatibilidade deste modo é muito boa, de forma que seu uso é
altamente recomendado.
Selecionando "Software (float)" GSdx9 irá usar renderização interna
via software, o que não fará uso algum da placa de vídeo, mas do seu
processador ao invés disto. Desta forma a velocidade de emulação é altamente
reduzida mas se consegue a compatibilidade máxima. Recomendada se você
encontrar bugs gráficos com o seu renderizador Direct3D.
Selecionando "Do not render" o plugin simplesmente não irá renderizar
coisa alguma, portanto não exibindo resultado algum na tela. Use somente se
você quiser, por exemplo, ouvir alguma música considerando que esta modalidade
garante um aumento dramático de velocidade.


Shader: Aqui você será capaz de escolher entre 5 opções:




Se sua placa de vídeo não suportar algum dos modos, eles não serão exibidos na
lista. Pixel Shader 2.0: Irá usar Pixel Shaders v2.0, melhorando os gráficos.


Pixel Shader 3.0: Irá usar Pixel Shaders v3.0, melhorando os gráficos.
Altamente recomendado para quem tem placas de vídeo que suportam pixel shaders
3. Rápido e compatível.


Enable palettized textures (D3D PS v2.0+, slow): Como descrito, você irá
precisar de uma placa de vídeo que suporte Pixel Shaders 2 ou superior e usar
"Direct3D" para que esta opção funcione corretamente.
Marque/desmarque esta opção para habilitar/desabilitar o uso de texturas
paletizadas. Este modo promove um ganho de velocidade em alguns casos, quando
um jogo usa uma textura com muitas paletas diferentes. Em muitos casos ao
contrário, ele será mais lento.



Linear texture filtering: Marque/desmarque para habilitar/desabilitar a
filtragem de texturas lineares. Com esta opção marcada os pixels de textura são
filtrados, fazendo com que eles pareçam menos "quadrados".
Enable tv-out: Marque/desmarque esta opção para habilita/desabilitar a saída de
tv. Se sua placa de vídeo possui uma saída de tv, a janela de saída do GSdx9
será exibida na TV.


NLOOP 0 hack (fixes FFX): Faz o que diz, corrige alguns problemas com Final
Fantasy X. Este é um artifício muito específico e deve SOMENTE ser usado com
Final Fantasy X. Em todas outras situações esta caixa deverá estar desmarcada.



Record State: Quando esta opção estiver marcada, GSdx9 irá registrar todos os
dados de saída do sintetizador gráfico (GS) na pasta selecionada, até que você
saia do PCSX2. Note que o arquivo criado será ENORME mas pode ser bastante
comprimido. Recomendado para


desenvolvedores somente



visto que seu uso principal é para correção de bugs.
Movie Capture: Esta é uma opção escondida () . Pressionando a tecla
"Insert" do teclado numérico enquanto PCSX2 estiver rodando com GSdx9
uma caixa de mensagem irá aparecer. No primeiro campo você deverá informar ao
plugin aonde o vídeo capturado será armazenado, e digitar o nome do arquivo
também. No segundo campo você poderá escolher um codec de compressão como DiVX
ou "Uncompressed" que não irá comprimir o vídeo. Se você escolher um
codec de compressão, você será capaz de mudar suas configurações pressionando o
botão "Config". Note que somente codecs que já estiverem instalados
no seu PC serão mostrados.


Pressione a tecla "Insert" do teclado numérico novamente a qualquer
momento para interromper a captura. O vídeo produzido será automaticamente
acelerado à 100% para seu deleite visual .





Delete key: Pressionando a tecla "Delete", você pode mover a barra de
informação da janela de saída para a camada de exibição (como no GSsoft) e
restaurá-la para a janela pressionando-se o botão novamente.





Pressione "Ok" para salvar suas alterações ou "cancel" para
voltar para a janela principal de configurações.




Selecione ZeroGS v0.96.0 e pressione o botão "Configure".


ZeroGS é um novo plugin DirectX 9 desenvolvido por ZeroFrog e tem como alvo
somente placas de vídeo modernas que suportem pixel shaders 2.0 ou superior.
Como notado antes se sua placa não atende estas requisições você receberá uma
mensagem "Error opening gs plugin" e pcsx2 irá finalizar. Exatamente
como GSdx9 ele vem em 2 versões, uma normal e outra SSE2. Somente SE seu
processador suportar SSE2 (Pentium 4/Core Duo ou Athlon64/FX) use a versão SSE2
pois ela será mais rápida para você.


Interlance Enable: Quando estiver marcada alguns problemas relativos à
entrelaçamento serão resolvidos ("tremor" da tela) contudo alguns
jogos aparentarão melhor com ela desabilitada. Você pode alterná-la durante o
jogo usando a tecla "F5".





Bilinear Filtering: Quando estiver marcada o plugin irá filtrar a tela,
suavizando as extremidades. Isso irá geralmente reduzir o seu FPS
dramaticamente exceto se você possuir uma placa de vídeo muito poderosa. Você
pode alterná-la durante o jogo pressionando e segurando "shift" e
então pressionando "F5".





Anti-aliasing: Aqui você pode escolher o nível de "anti-aliasing" que
você quer que o plugin use, para fazer bordas mais suaves. Você pode alterná-la
durante o jogo usando a tecla "F6". Note que isso pode reduzir a
velocidade.



None: Não irá usar nível algum de "anti-aliasing".
2x: Irá usar "2X anti-aliasing".
4x: Irá usar "4X anti-aliasing".


Wireframe rendering: Quando marcada o plugin só irá renderizar em
"wireframe", de forma que você só irá ver algumas arestas aqui e ali



Você pode alterá-la duranto o jogo pressionando e segurando "shift" e
então pressionando "F6".


Capture avi: Você pode capturar um vídeo do seu jogo exatamente como com o
plugin GSdx9. Pressione "F7" e uma janela irá aparecer para seleção
de codec. No momento você só será capaz de usar codificação XviD porque o resto
dos codecs irão travar o plugin. Depois de selecioná-lo, você poderá configurar
o codec pressionando o botão "configure". Pressione "ok" e
o processo de gravação irá começar. Pressione "F7" novamente para
parar. O vídeo será salvo na pasta raiz do PCSX2 como "zerogs.avi".





Save snapshots as BMPs (default is JPG): Faz o que diz, com essa opção marcada
os "snapshots" que você faz com "F8" serão salvos como
arquivos BMP e não como arquivos JPGs que é o padrão. Os "snapshots"
que você faz com "F8" são localizados na pasta /snaps dentro do
diretório do pcsx2.





Fullscreen: Muito simples, se você marcar esta opção o plugin irá mostrar saída
em tela cheia ao invés de janela. Se você estiver com ela desabilitada e no
meio de um jogo, você pode pressionar e segurar "alt" e então
pressionar "enter" para ir para tela cheia.\





Default Window Size: Você pode definir o tamanho padrão da janela que ZeroGS
terá quando executado. As opções são 640x480, 800x600, 1024x768, 1280x960,
escolha a que preferir e note que isto não irá afetar a velocidade.





Você pode pressionar e segurar a tecla "shift" e então pressionar a
tecla "f7" para alternar entre a exibição ou não da quantidade de
"frames" por segundo na janela do ZeroGS.




Sound (Som)


A partir da v0.9.2 você somente será capaz de usar o plugin PEOPS SPU2, que
teve grande avanço comparado a versões mais antigas.
SPU2Null não está incluída nesta distribuição e NÃO irá funcionar com a versão
mais recente

PEOPS SPU2 ainda está em estágios iniciais mas em muitos casos ele produz sons
e algumas vezes até mesmo música. Também ele pode ajudar alguns jogos a
progredir mais se eles ficarem presos em alguma função SPU2.


Altamente recomendado o uso, mas você irá notar uma queda de 1-2 FPS se você
usá-lo. Note que se sua CPU não suportar SSE2, você pode precisar usar a versão
disponível não seção de downloads em PCSX2.net.
Pete me poupou trabalho e incluiu uma descrição detalhada de cada parâmetro do
seu plugin num arquivo readme incluso, portanto use-o para configurá-lo
propriamente .

First Controller/Second Controller (Controle)


Aqui você será capaz de usar 2 plugins, SSSPSX Pad v1.7.0 (from [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
e PadwinKeyb v0.9.0

Selecione SSSPSX Pad v1.7.0 e pressione o botão "Configure".


Você verá uma janela como essa (clique para aumentar):



O campo para o segundo controle é totalmente obsoleto, considerando que agora
você pode configurar ambos plugins apertando "configure" com qualquer
um dos plugins selecionados tanto para primeiro quanto segundo controle.





Agora pressione "Configure" para começar a configurar SSSPSX Pad:



Aqui, você simplesmente pressiona o nome de cada botão e entra com a tecla que
você quer associar a ela. Se você quiser limpar a associação de algum botão
você clica no respectivo botão e espera até que o contador "Timeout:
" atinja 0. Então a tecla será associada a "NONE" novamente.




Clique nas abas PAD1/PAD2 no canto superior esquerdo para alternar entre as
configurações dos controles 1 e 2 (você não precisa fazer isto da tela de
configuração principal).





SSSPSX Pad suporta controles analógicos. Você pode associar seu eixo analógico
nos botões "LX,LY,RX,RY". LX é para esquerda analógica no eixo X, LY
é para esquerda analógica no eixo Y, RX é para direita analógica no eixo X, RY
é para direita analógica no eixo Y.





Os botões R3 e L3 são os botões na alavanca analógica do controle do ps2, R é
para direita e L para esquerda como usual.




Selecione PadwinKeyb v0.9.0 e pressione o botão "Configure".


Você verá uma janela como essa (clique parar aumentar):



A figura é auto explicatória eu suponho, você deve somente clicar na área de
cada botão e então pressionar a tecla que você quiser associar a ele. A tecla
associada irá aparecer no segundo campo sob o botão pressionado. Pressione os
botões PAD1/PAD2 para alternar entre a configuração dos botões do primeiro
controle e do segundo controle. Quando você tiver terminado aperte
"Ok" para salvar suas alterações.






A partir da versão 0.7 suporte analógico foi adicionado ao PCSX2, o que não foi
mencionado em lugar algum ainda .





Você NÃO será capaz de configurar coisa alguma relacionada a movimento
analógico com este plugin e você pode usar apenas o padrão:



Para mover a alavanca esquerda analógica: Pressione e SEGURE o botão esquerdo
do mouse e movimente o mouse como um controle analógico.
Para mover a alavanca direita analógica: Pressione e SEGURE o botão direito do
mouse e movimente o mouse como um controle analógico. Note que desta forma os
controles analógicos de AMBOS OS JOGADORES irão se mover simultaneamente (como
se fizesse o mesmo movimento para ambos os jogadores)
Você também pode usar o clique do botão esquerdo do mouse para o botão L3 e o
clique do botão direito do mouse para o botão R3.


Para emular os botões sensiveis à pressão do Dualshock 2 pressione o botão
esquerdo ou direito do mouse e simultaneamente gire o "netscroll" do
mouse. Você pode tentar isto com jogos cujos controles parecem não responder e
é sabido ser necessário nos jogos "Ace Combat 5" e "Euro Rally
Champion".





Marque/Desmarque "Enable Logging" para habilitar/desabilitar o
"logging" do controle, que como a caixa diz é para desenvolvedores
somente.





Note que existem problemas entre o plugin dos controles e os controles (meio
irônico não? ). É recomendado que você não somente não use seu controle, mas
você deve desplugá-lo do seu PC para ser capaz de configurar o seu teclado
corretamente.




Cdvdrom


Aqui você será capaz de selecionar que plugin será responsável pela leitura dos
seus CDs/DVDs ou imagens. Por padrão, PCSX2 inclui EFP Iso CDVD v0.6.0,
Linuzappz Iso CDVD v0.5.0, EFP Polling CDVD v0.4.0, CDVDnull v0.6.0 e PEOPS
CDVD v1.2.0.
Nota: Plugins antigos como CDVDbin ou CDVDdraft NÃO irão funcionar com v0.9
considerando que eles estão desatualizados.

Selecione EFP Iso CDVD v0.6.0 e aperte "Configure"


Aqui você pode pressionar o botão "Browse" para pré-selecionar uma
imagem que o emulador irá rodar. Se você fizer isto, então você será capaz de
rodar a imagem selecionada através de "Run =>Execute" ou
"File =>Run CD" com a diferença que com "Run
=>Execute" você irá ver a bios inicialmente e então executar o jogo
(exatamente como no ps2) e com "File =>Run CD" você irá pular a
introdução da bios e irá executar o jogo diretamente.


Show configure screen when starting emulation: quando marcada, a tela de
configuração do EFP Iso irá aparecer toda vez que você pressionar "File
=>Run CD" ou "Run =>Execute" onde você será capaz de
navegar até a imagem que você desejar executar e pressionar "ok". Se
não estiver marcada,o plugin irá executar a imagem que você pré-selecionou
antes de pressionar "File =>Run CD" ou "Run
=>Execute".





Show configure screen when restarting emulation: Mesmo que acima, mas quando
reiniciando.





Get from Disc: Isto irá abrir uma nova janela onde você pode criar uma ISO a
partir do seu disco do PS2.



Source CD/DVD Device: Entre aqui com a letra do drive de cd/dvd no qual está o
seu disco do PS2 a partir do qual você quer criar a ISO.
Iso file: Entre com o caminho e o nome do arquivo que o seu arquivo ISO irá ter
(ou pressione "browse" e encontre-o você mesmo para evitar a
digitação).
New file compression: Você pode selecionar um método de compressão que você
quer para seu novo arquivo de imagem ISO. "No compression" irá simplesmente
não comprimi-la, compressões indicadas como "for speed" são mais
rápidas mas fazem imagens maiores e compressões indicadas como "for
size" são mais lentas mas criam imagens menores.
Multiple files (all under 2GB): Marque esta caixa se você quiser que sua imagem
seja dividida em múltiplos arquivos que irão ser cada um menor que 2GB. Muito
útil se você não tiver uma partição NTFS que suporte arquivos grandes ou quando
quiser dividir a imagem para fins de armazenamento.
Finalmente, pressione "make file" para criar a imagem que você
selecionou.


Convert: Esta opção permite que você comprima ou descomprima imagens.



Na nova tela, primeiro selecione a imagem que você quiser modificar.
Então selecione o método de compressão (ou "uncompressed" para descomprimi-la)
que você quiser e finalmente pressione "Change file". A caixa
"Multiple files" faz exatamente como descrito acima.

Selecione Linuzappz Iso CDVD v0.5.0 e aperte "configure".


Este plugin tem a habilidade extra de comprimir suas imagens para economizar
espaço além de rodar as imagens para o emulador.


Clique "Select Iso" para selecionar a imagem do jogo que você quiser
rodar/comprimir. Uma vez tendo selecionado uma imagem você pode fechar a janela
de configuração para que você possar executá-la da mesma maneira como com o
CDVDbin ou pressionar "Compress Iso" para comprimi-la. Se você tiver
selecionado uma imagem já comprimida você pode também selecionar
"Decompress Iso" para descomprimi-la.





Sob "Compression Method" você pode selecionar tanto ".Z -
compress faster", que irá comprimir sua imagem mais rápido mas fazê-la
maior ou ".BZ - compress better", que irá comprimir sua imagem mais
lento mas fazê-la menor.





Sob "Options" você pode marcar/desmarcar "Enable Block
Dump=>'block.dump'". Quando marcada, esta opção criará um arquivo
block.dump na pasta raiz do PCSX2 (aonde pcsx2.exe está localizado) do jogo que
você executou. Este arquivo é como uma pequena iso, que é usada primariamente
para análise de erros ("debugging"). Ele armazenará os setores lidos
durante a execução do jogo que você executou, de forma que posteriormente você
será capaz de carregar este arquivo (usando "select iso" do Linuzappz
Iso CDVD) e executá-la sem qualquer imagem/cd/dvd. Note que se o jogo tentar
ler quaisquer outros setores além dos que estiverem no arquivo
"dump", ele irá obviamente parar de responder.





Pressione ok para salvar suas mudanças.




Selecione EFP Polling CDVD v0.4.0 and pressione "configure".


Este plugin é bem simples em sua configuração. Simplesmente digite a letra do
drive no qual seu jogo do ps2 está e tudo pronto. Nota: EFP Polling NÃO suporta
jogos do ps2 em CD ainda, você pode somente executar jogos em DVD com ele.

CDVDnull v0.6.0 (h3)


Este é um plugin nulo exatamente como SPU2null, o que significa que ele
simplesmente não faz coisa alguma. Você deve usar este plugin se você quiser
rodar demos (via "File => Open ELF file") ou se você quiser rodar
somente a bios (via "Run =>Execute"). Ele não possui tela de
configuração por motivos óbvios

Selecione PEOPS CDVD v1.2.0 e pressione "configure".


Eu não iria colocar a configuração deste plugin aqui visto que Pete tem tudo
documentado mas parece que ninguém mais lê documentações.


Interface: Aqui você pode escolher "Win9x/ME - ASPI scsi commands" ou
"W2K/XP IOCTL scsi commands". Como notado a primeira opção é para
Windows 9x ou Millenium e a segunda opção é para Windows 2000 ou XP. Se a opção
que é referenciada para o seu sistema operacional não funcionar (ex. emulador
congela após você pressionar "run cd" ou você recebe um "error
opening cdvd plugin") simplesmente use a outra opção. Se nenhum dos dois
funcionar, tente instalar uma camada ASPI como a da Adaptec. Sim é simples
assim!





Drive: simplesmente escolha a letra do drive onde seu jogo do ps2 está. O
plugin irá auto-detectar as letras dos seus drives cd/dvd rom.





Caching mode: Aqui você pode escolher como o plugin irá fazer o
"cache" das leituras que ele faz. Cada opção tem uma descrição
completa e muito simples ao lado, então você não deve ter trabalho para fazer a
escolha. Para garantir compatibilidade máxima Eu recomendo usar a opção
"Read Ahead-fast,reads more sectors at once".





Try to limit speed: quando esta opção estiver marcada o plugin irá tentar
limitar a velocidade de seu leitor para a que você selecionar na lista à
direita desta opção. Como notado isto não é suportado por todos os drives. Você
não deve habilitar esta opção a menos que você tenha alguns problemas de
leitura realmente estranhos.





Don't wait until drive is ready: Faz o que diz ("Não espere até que o
drive esteja pronto"), então se você estiver tendo problemas usando este
plugin tente marcar esta opção para ver se ajuda.





Check tray state: Faz o que diz ("Cheque o estado da bandeja") e
deixe desmarcada...





Try again on reading error.Retry count(1-10): Esta opção quando marcada irá
forçar o plugin a tentar ler os mesmos setores novamente se ele tiver problemas
de leitura e receber um erro. Deixando esta opção marcada não irá causar
quaisquer problemas portanto só para garantir, deixe-a marcada com algum valor
normal como 5 (como é por default).





Show message box on reading error: Quando marcada uma janela irá aparecer
quando um erro de leitura ocorrer. Você pode habilitá-la para garantir que não
houveram erros, ou se houveram, você pode tentar mudar o valor de tentativas da
opção acima para um valor maior para ter uma chance melhor de ler o setor
corretamente.





Observação importante: Testadores detectaram uma incompatibilidade deste plugin
com sistemas que tem os drivers Nvidia Nforce SMBUS. Se você os estiver usando,
o plugin irá imediatamente congelar seu pc após executar qualquer coisa. Sua
única solução é ou instalar/não usar o driver, ou usar um outro plugin CDVD




Dev9


Aqui ficam os plugins que controlam a emulação HDD (Hard Disk Drive). Somente o
Dev9null v0.3.0 está incluso no pacote de distribuição que é um outro plugin
nulo que é exatamente como os outros.

USB


Aqui ficam os plugins que controlam a emulação USB (Universal ****** Bus).
Somente o USB Null v0.4.0 está incluso no pacote de distribuição que é um outro
plugin nulo. Não existem outros plugins USB disponíveis ou em desenvolvimento.
Pressione "Configure" para abrir um menu com uma
caixa onde você pode marcar/desmarcar "Enable Logging" que irá habilitar/desabilitar
o log usb. Como dito, ele deve ser usado por desenvolvedores somente.

Firewire


Aqui ficam os plugins que controlam a porta Firewire do PS2. Somente FWnull
v0.4.0 está incluso no pacote de distribuição. Não existem outros plugin Firewire
disponíveis ou em
desenvolvimento. FWnull v0.4 é um outro plugin nulo.
Pressione "Configure" para abrir um menu com uma caixa onde você pode
marcar/desmarcar "Enable Logging" que irá habilitar/desabilitar o log
firewire. Como dito, ele deve ser usado por desenvolvedores somente.

BIOS (Basic Input Output System)


Nesta lista você irá encontrar sua imagem da bios, se você tiver uma e a tiver
colocado na pasta selecionada para a bios. Note que a única forma LEGAL de
obter uma bios é descarregando a mesma a partir do seu PRÓPRIO console
Playstation 2. NÃO pergunte onde conseguir a bios no forum PCSX2, porque isto é
contra as regras. Isto porque a BIOS do ps2 é um material que possui direitos
autorais pertencentes à Sony e isto faz com que sua distribuição seja ilegal, o
que significa que NGemu pode se prejudicar se for descoberto que nós estávamos
fornecendo ilegalmente bios às pessoas. Você pode descobrir se sua imagem da
BIOS é válida ou não se houver uma porcentagem ao lado dela na lista na tela de
configuração principal. Se houver, sua image da BIOS NÃO é válida. Também se
ela nem sequer aparecer mesmo após você selecionar o diretório correto da bios,
novamente trata-se de uma imagem inválida.

Atenção: A partir da versão 0.7 é recomendado que você tenha todos os arquivos
de BIOS mais novos que SCPH-10000.bin. Você provavelmente irá ser capaz de
rodar os jogos sem as ter mas existe a possibilidade de que isto afete a
compatibilidade de alguma forma. Isto inclui rom1.bin, rom2.bin, erom.bin e um
arquivo SCPH-XXXXX.nvm onde XXXXX é a versão da bios (ex. SCPH-34004.nvm). Este
último arquivo pode também ser criado pelo PCSX2 depois que você configurar sua
bios (definir fuso horário,idioma etc) mas é melhor se você tiver este arquivo
extraído diretamente do seu Playstation 2. Mais uma vez


NÃO PERGUNTE onde conseguir estes arquivos, pois eles são parte da BIOS também.


Aqui vai uma explicação rápida sobre o que estes arquivos fazem por auMatt:



auMatt escreveu:


Basicamente o primeiro ps2 japônes tinha uma bios singular e o dvd player etc
foram instalados no memcard. O PS2 que veio após este primeiro modelo tinha o
software do Dvd Player instalado numa ROM (EROM) separada que é criptografada.
A ROM1 é uma parte adicional da BIOS que contém algumas coisas extras como ID's
para versão do DVD Player etc.
ROM2 é o mesmo realmente mas eu acho que somente é encontrada em PS2's
chineses.
Espero que isto ajude.

Um novo dumper de Bios já está disponível para que você possa fazer o dump da
Bios, ROM1, ROM2, EROM e NVM do seu Ps2. Pegue-o aqui: tools



Nota: Para compatibilidade máxima é recomendado que você use uma imagem de BIOS
diferente de SCPH10000.BIN que é a mais velha. Isto porque com esta BIOS
existem problemas na emulação do memory card e em outras seções.



Como extrair os arquivos de bios do seu PS2: Visite PS2Dev e um tópico no
Emuforums [NGemu].



Agora nós acabamos de configurar todos os plugins para o PCSX2



Configurações de CPU


A seguir vamos para as configurações de CPU que podem ser encontradas em "Config
=>Cpu". Você verá uma janela como esta (irá variar dependendo da sua
CPU, clique para aumentar):



Primeiro, verifique a informação do seu processador que é automaticamente
detectada pelo PCSX2:




CPU Vendor: Mostra o fabricante da sua CPU (AMD ou Intel).
Family: A família a qual seu processador pertence.
CPU Speed: A velocidade real do seu processador.
Features: Mostra os atributos que seu processador possui. Estes são muito
importantes pois são usados pelo PCSX2 para velocidade extra. Se você não tiver
alguns, você não será capaz de selecionar algumas das funcionalidades abaixo.

Agora existem várias caixas que você pode marcar e desmarcar.




"EErec - EE/IOP Recompiler": Quando esta opção estiver marcada, o
recompilador do Emotion Engine do ps2 será habilitado, garantindo um grande
ganho real de velocidade. É extremamente compatível, portanto você deve sempre
usá-lo mas ele NÃO irá funcionar com processadores que não tiverem MMX ou SSE.
Desmarque-a e você estará usando o modo realmente lento Interpretador, que em
alguns casos raros é mais compatível.





"VU0rec": Marque esta opção para habilitar o recompilador para a
unidade VU0. Mais velocidade é alcançada com esta caixa marcada, mas ele tende
a desestabilizar mais frequentemente que VU1rec, portanto marque/desmarque
dependendo do jogo que você estiver rodando. Note que ela não funciona
corretamente com processadores que não suportam SSE2.





"VU1rec": Marque esta opção para habilitar o recompiladador para a
unidade VU1. Dará um aumento significante de velocidade, mas reduzirá
compatibilidade com alguns jogos apesar de geralmente funcionar corretamente.
Note que ela não funciona corretamente com processadores que não suportam SSE2.





"Multi-threaded GS mode (MTGS)": Com esta opção marcada você perceberá
um significante ganho de velocidade em CPUs com dual core/hyper-threading. Este
modo pode causar todos os tipos de travamento, menor compatibilidade e você
terá que reiniciar PCSX2 após habilitá-lo. Use-o somente com CPUs dual
core/hyper-threading e com o plugin ZeroGS. GSdx9 irá geralmente travar o
emulador com esta opção marcada, portanto não os use juntos.





"Dual Core mode (DC)": Um outro modo que melhora velocidade em CPUs
com dual core somente, e somente se MTGS tiver sido habilitado acima. Esta
opção também é experimental de forma que mais ou menos as mesmas coisas se
aplicam como com MTGS, apesar de que deve ser usada apenas com CPUs dual core.
Novamente GSdx9 não é totalmente compatível com este modo.





"Frame Limiting (FL)": Aqui existem algumas opções novas relativas à
limitação e supressão de quadros.





"Normal": Sem limitação de quadros como a descrição diz, irá
renderizar tudo à máxima velocidade (limitador de quadros desabilitado).





"Limit": O bom e velho limitador de quadros, apesar de raramente útil
no nosso caso hehe. Com esta opção habilitada a velocidade será limitada a 50
FPS para jogos PAL e 60 FPS para jogos NTSC. Note que às vezes a região
PAL/NTSC do jogo pode ser detectada incorretamente pelo emulador, fazendo com
que esta opção não funcione corretamente.





"Frame Skip": Veja descrição inclusa.





"VU Skip": Veja descrição inclusa, pode ser falho.




Opções variadas


Agora descreveremos o que o resto das opções fazem:

File =>Run CD/DVD: Se você pressioná-la o emulador irá executar a imagem que
você selecionou no seu plugin CDVD ou irá perguntar aonde encontrar uma imagem
se você não tiver selecionado uma na configuração do plugin CDVD. Se você
estiver usando o plugin PEOPS CDVD ou CDVDraft estes irão instantaneamente rodar
o CD/DVD no drive selecionado. Note que esta opção suprime a introdução da BIOS
e roda o jogo instantaneamente.




File =>Open ELF File: Você pode usar esta opção para rodar demos que estão
quase sempre no formato .elf. Também se você estiver recebendo uma mensagem do
tipo "This is not a PS2 game" quando tentar rodar um jogo você pode
usar isto para contornar este problema. Pressione-o e navegue até seu CD/DVD
até que você encontre (geralmente está no diretório raiz do CD/DVD) um arquivo
de nome parecido com SLUS_XXX.XX ou SLES_XXX.XX onde XXXXX são números
diferentes para cada jogo. Quando você o encontrar, selecione-o e na maioria
das vezes você irá contornar este problema .





File =>States =>Load/Save/Other: Aqui você pode carregar/salvar estados
após pressionar ESC para retornar à interface do PCSX2 enquanto estiver rodando
um jogo. Com "Other" você pode especificar você mesmo um nome de
arquivo diferente do padrão que o PCSX2 usa. NÃO é recomendado carregar estados
desta forma porque plugins como GSdx9 tem problemas em resumir. Ao invés você
pode salvar/carregar estados pressionando F1 para salvar, F3 para carregar e F2
para mudar de posição.





File =>Exit: Fecha o emulador.





Run =>Execute: Desta forma você pode rodar somente a BIOS que você selecionou
na configuração. Se você não tiver selecionado o plugin CDVDnull mas um outro
plugin CDVD, você irá receber uma janela de navegação pedindo por um arquivo de
imagem, onde você deve simplesmente pressionar "cancel", ou você
receberá uma mensagem de erro dizendo "Error opening CDVD plugin" se
você estiver usando os plugins PEOPS CDVD ou CDVDraft e neste caso terá que
mudá-los.



Isto também pode ser usado para resumir o emulador se você o tiver pausado
pressionando ESC. Note que GSdx9 tem problemas em resumir desta forma, portanto
você não deve pausar o emulador enquanto o estiver usando.


Run =>Reset: Simplesmente reseta o emulador





Run =>Arguments: Se você não souber como usar isto NÃO ALTERE





Run =>Process Priority: Neste menu você pode selecionar "Normal",
"High" ou "Low" dependendo da prioridade que você quiser
dar ao PCSX2 na fila do processador. Isto significa que quanto maior a
prioridade, mais potência o processador irá usar para rodar o PCSX2 e deixar o
resto dos programas na fila. Mudar esta opção para "High" pode causar
problemas portanto é recomendado deixar na opção "Normal". A opção
que estiver marcada é a ativa no momento.





Config =>




Configure: Irá abrir a tela de configuração.




Graphics/Controllers/Sound/Cdvdrom/Dev… Irá abrir a tela de configuração para
cada um dos plugins selecionados respectivamente
(vídeo/controle/som/cdvdrom/dev9/usb/fir…





Memcards: Irá abrir o gerenciador de cartões de memória que não pode fazer
coisa alguma no momento .





Cpu: Irá abrir a tela de configuração de Cpu que vimos anteriormente.





Patches: Irá abrir o navegador de "patches". Isto irá ler todos os
seus arquivos .pnach (seus "patches") no diretório /patches do PCSX2.
Aqui você pode criar, editar ou simplesmente navegar pelos "patches".






Language =>*Insira o idioma aqui*: Irá mudar o idioma em uso da interface do
PCSX2. O idioma marcado é o idioma que está em uso no momento.






Misc =>




Patch browser: Novo sistema de "patch" experimental, não está
concluído ainda portanto não o use por enquanto.




Patch finder: Novo sistema de "patch" experimental, não está
concluído ainda portanto não o use por enquanto.





Marque/Desmarque Enable Console: Isto irá habilitar/desabilitar uma segunda
janela que irá aparecer atrás da janela do PCSX2 e é usado principalmente para
análise de erros ("debugging"). Lá você será capaz de ver várias
mensagens que podem ajudá-lo a identificar um problema, ou quando estiver
rodando um jogo mostra o que estiver sendo feito a cada momento pelo emulador.
Recomendado somente para usuários avançados visto que isto pode reduzir a
velocidade de emulação consideravelmente. Note que se você fechar a janela do
console o emulador irá fechar com ele.





Marque/Desmarque Enable Patches: Isto irá habilitar/desabilitar os
"patches" no jogo. "Patches" são usados pricipalmente para
suprimir vídeos dos jogos que não são emulados corretamente ainda e podem
interromper o progresso do emulador às vezes. Também "patches" mais
avançados podem ser usados para aumentar compatibilidade mas não podem ser
criados por usuários normais. Se você tiver um jogo que você crê que interrompe
antes de uma introdução de vídeo ou qualquer outro vídeo e não existe ainda
"patch" para ele, você pode criar um você mesmo. Confira em CKemu's Guide como
criar "patches" para fazer isto.



Também se você habilitar a saída para o console você será capaz de ver a CRC do
jogo (depois que o emulador carregar o arquivo ELF do jogo), que você precisará
para criar o seu "patch".



Help =>About: A janela "sobre". Aqui você pode ver quem são os
criadores e autores do emulador e alguns agradecimentos.






Help =>Compatibility list: Irá abrir a lista de compatibilidade inclusa,
onde você pode procurar e ver se um jogo que você possui está suportado e em
que nível.





Se você ainda tiver problemas usando o emulador, poste seus problemas nos
forums do PCSX2 [NGemu] depois de ler as regras cuidadosamente.




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Isto é tudo! Espero que este guia seja útil a todas as pessoas que são novas em
PCSX2, e para alguns membros que gostam de mexer com as opções para conseguir
com que mais jogos funcionem.





ESPERO QUE FUNCIONE, E Q AJUDOU VC!!!!

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